A Serra da Estrela tem sido apelidada nos últimos tempos como “Alta, imensa, enigmática, altiva, misteriosa, remota…” (Miguel Torga).
Mar de tranquilidade alpina, profundamente marcada pela altitude e pelas glaciações, berço do rio Mondego, Zêzere e Alva, este gigante português acolhe o maior parque natural do país.
Feita de granito e marcada pelo xisto, ela é conhecida como o reino da neve e do lobo, dos gados transumantes, das lagoas glaciárias e pastagens de altitude, dos vales glaciários, do queijo e dos teares, a Serra da Estrela acolhe um importante elenco florístico e cinco habitats classificados como prioritários.
Brincadeiras na Neve
Seja com trenó ou apenas mexendo na neve com as mãos, as crianças (e não só) adoram este contacto tão puro com a natureza.
Dessa forma, os bonecos de neve estão apenas à distância da nossa imaginação e tudo serve para decorar a nossa obra de arte.
Burel
Quando aquele único e insistente frio serrano nos desafia, a mestria humana já nos preparou para lhe resistir. Falamos assim do burel, tecido artesanal feito de lã das ovelhas da raça Bordaleira (Serra da Estrela).
A sua durabilidade e resistência proporciona proteção tanto contra o frio e chuva, mas também contra o sol e o calor dos verões quentes e secos da montanha.
O queijo Serra da Estrela
O sabor inconfundível do Queijo Serra da Estrela é inigualável.
Há menções a este queijo desde o século XII, tornando-o assim o mais antigo dos queijos portugueses. É, sem dúvida, um dos mais afamados queijos de ovelha de todo o mundo.
As raças de ovelhas “Serra da Estrela” ou “Churra Mondegueira” são consideradas as melhores fornecedoras de matéria prima – o leite.
Tal como antigamente, ainda existem pastores na serra que saem com o rebanho de manhã e regressam ao fim da tarde. O pasto das ovelhas deve ser escolhido cuidadosamente, para que o sabor final seja aquele muito especial.
O cão Serra da Estrela
O cão Serra da Estrela faz a delícia dos miúdos e graúdos.
Esta é uma raça muito antiga, das mais antigas da Península Ibérica.
Amigo, confidente e fiel companheiro do pastor serrano e protetor incansável dos rebanhos contra as alcateias de lobos, o Cão da Serra da Estrela é uma referência desta imponente cadeia montanhosa, fazendo parte da paisagem serrana há vários séculos.
Ele acompanha o seu dono, o pastor, na guarda do rebanho, nunca o abandonando.
Percorre as rotas de transumância, quando os animais que estão à sua proteção têm de procurar novos pastos.
A Serra da Estrela é linda, magnânima e extraordinária.
Está situada no Centro de Portugal, acolhe quem a visita com a reconhecida hospitalidade das gentes beirãs e agora, no inverno, ainda de forma mais especial, fica toda engalanada com o seu manto branco de neve.
Os motivos de interesse são muitos e variados. Assim como também os perigos por vezes associados. Não podemos esquecer que nos estamos a referir à mais alta cordilheira montanhosa de Portugal Continental, portanto aventurar-se sozinho não deve ser opção.
Na Animactiva dispomos de guias de montanha locais que os guiarão com toda a segurança na viagem dos sentidos da descoberta da Serra da Estrela.